quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Carta aberta ao History Channel

Querida History Channel,

Sabe, sempre gostei de você. Você sempre foi mais interessante do que os outros canais educativos. Enquanto o Discovery Channel passava algum programa idiota sobre um homem tentando sobreviver sozinho no mato, e o Animal Planet passava um especial sobre papagaios, lá estava você com um documentário contando a história de Catarina a Grande, ou a Guerra de 1812, ou as cidades de veraneio da pérsia antiga. Aprendi mais sobre a segunda guerra mundial com você do que de praticamente qualquer outra fonte. Lembra de nossas tardes juntos, eu com um saco de pipoca fresco do microondas, você com um especial sobre as invasões mongóis, ou sobre as primeiras expedições ao polo norte?

Meu Deus, History Channel, o que aconteceu conosco? O que aconteceu com você?

Lembro da primeira vez em que senti você se afastar de mim. Foi uma maratona de Maravilhas Modernas. History Channel, History Channel, pra que fazer um programa sobre maravilhas tecnológicas atuais? Deixe isso pro Discovery Channel. Deixe isso pra Cultura. Você merece mais do que um programa sobre tratores e elevadores e máquinas de pinball. Você poderia estar passando um programa sobre os sumérios, sobre a unificação da Alemanha sob Bismarck, mas prefere passar Maravilhas Modernas. Sabe qual foi o tema do Maravilhas Modernas de hoje? Água. Sim, água. Não sobrou mais NADA do mundo moderno para com que se maravilhar, você teve que falar sobre água como se isso fosse lá tema para um programa com esse nome? Porque não fazer um programa sobre argila, hum? Ou sobre árvores. "Maravilhas Modernas: Árvores, novas tendências em."

E então começaram os programas que tem NADA a ver com história. Você tem dois- sim, dois- programas distintos sobre OVNIs. Vocês tem um programa na terça-feira sobre mistérios na história que uma vez teve uma edição- você acha que esqueci, mas nunca esqueço- sobre a teoria de que existe um pequeno buraco negro no triângulo de bermudas que come os navios que passam por ele. E o Caminhoneiros do Gelo? E O Universo? Você era o canal de história, era o canal que falava de civilizações antigas e batalhas famosas, e passou a ser o canal da nerdice chata, o canal de especiais sobre tecnologia, máquinas idiotas e maravilhosas inovações modernas como água. Quem te viu, History Channel, quem te vê.

Não tente se desculpar. Eu sei que você não me ama, sei que seu coração pertence a todos os idiotas que gostam de ver programas falando sobre OVNIs e fax-modems. Sei que você tem seus motivos. Sei que você precisa viver, precisa comer, se vestir, educar seus filhos; e pra isso, precisa vender aqueles produtos idiotas (meu Deus, quão idiotas são) dos comerciais do Polishop que passam nos seus intervalos. Nunca comprei um Juicer Walita, porque pelo preço de uma geringonça daquelas eu poderia comprar umas trezentas caixas de suco; e eu quase nunca tomo suco, se comprasse trezentas caixas teria um estoque que duraria a vida inteira, e ainda sobrariam litros e litros de Del Valle de goiaba pro funeral.


Sua ordinária, R$899 pra fazer SUCO?!
Não comprei, nem comprarei, aquele limpador que remove sujeira usando vapor, porque me parece óbvio que, se usado no Amazonas, um produto que cobre tudo com jatos de vapor faria minha casa apodrecer sob uma camada espessa de mofo. Nem comprarei aquela escada maluca que você anda vendendo ultimamente, porque quem precisa de uma escada que vira um banquinho ou uma mesa? Eu já tenho banquinhos e mesas. Sei que você tem motivos financeiros para preferir as pessoas idiotas desse mundo, que querem pagar centenas de reais para fazer suco ruim em suas casas cobertas de mofo e vapor. Sei que são os idiotas que pagam as contas, e por isso eles tem preferência na programação.

Mas History Channel, eles não tem querem como eu te quero! Onde eles estavam quando você só passava documentários sobre a segunda guerra mundial e a grécia antiga, e repetidos ainda por cima? Onde eles estavam ás 3 da manhã, assistindo reprises de suas superficiais mas bacaninhas dramatizações históricas? Eles estavam editando artigos de wikipédia e concorrendo a cargos burocráticos em departamentos públicos, e lendo Rosa Luxemburgo sublinhando e fazendo notinhas ao lado do texto, e assistindo Star Trek em DVD. Eles não são cool que nem eu. Eles não te entendem como eu te entendo, eles só estão esperando chegar o Sci-Fi Channel no pacote de tv por assinatura deles para te abandonar para sempre. Estarei aqui por enquanto, mas não posso esperar para sempre. Volte pra mim, History Channel, e abandone suas traições sensacionalistas para sempre. Eu te amo.

Aguardando sua resposta com o coração na garganta,

João Lemos dos Santos

22 comentários:

Laila Castro disse...

hahaha o final ficou genial! pareceu Deus chamando Israel, adúltera, de volta, como naquele livro? como chama mesmo? oséias haha, isso

Anônimo disse...

Ah, áureos tempos em que o History Channel era de fato o canal da história e não 'Discovery II, a Vingança.' Analogamente, o Discovery Channel já foi bom e verdadeiro um dia - lembra-vos dos programas sobre o antigo Egito? Sobre Roma? Sobre tubarões? Sobre Hitler e Staline?

Laila Castro disse...

john!!!!!!! apareça se estiver em são paulo, me ligue! mandando email no gmail...

Rafael Ruivo disse...

Deus do céu, achei que só eu que odiasse caminhoneiros do gelo a cada dez minutos no HC. Que saudade do tempo que ele não tentava ser uma imitação do Discovery Channel...
Acho que a decadência começou com aquele narrador chato que entrou a pouco tempo, que tem uma voz chata e esganiçada.
Acredita que ao pesquisar pelo $#$%@ dos Caminhoneiros no Google, o único post reclamando foi o seu. Triste saber que o mundo é dos idiotas. Claro, quem mais pagaria pelas quinquilharias do Polishop?
Os idiotas são amados porque eles se separam fácil de seu dinheiro.

Anônimo disse...

Pois é, meus amigos, como cheguei tarde a essa casa. Um ano depois. Tempo suficiente para que a Histoty Channel tivesse mudado para melhor ou, pelo menos, voltasse ao que era. Estou trists, também.
A política de uma canal pago é não ouvir o telespectador. Você só faz um elogio ou crítica. Só mesmo.
Parabém ao João Lemos. Sei que não estou só.

Marcelo Júnior disse...

Adorei seu texto amigo e se me permite vou compartilhar-lo no facebook.
Ta ok?

Anônimo disse...

Adorei o esse texto meu amigo.
aliás se me permitir adoraria publicar-lo no facebook, ta ok?

Anônimo disse...

Estou vendo os comentários e percebi que são todos de anos atrás! Tadinhos de vcs, nem imaginavam que o que estava ruim poderia ficar pior: agora é Trato Feito dia todo - de cabo a rabo. Não existe History Channel, agora é TV Trato Feito e ponto final.
É o fuuuunnnddoooo do poço.
Não sei qual a razão, mas conseguiram estragar uma proposta de televisão educativa sem deixar de ser interessante (muito pelo contrário), para virar essa... essa coisa que aí está.
Valhei-nos, Nosss Senhora da TV Paga! A gente foge dos Faustões e Galvões da vida e... cai nisso!
Épakabáaaaaaaaa

Unknown disse...

Nada mais a dizer... Virou um lixo channel...

Anônimo disse...

Verdade... lixo channel. Pensando seriamente em desligar a TV a cabo. Meu canal favorito se foi.

Codigo Rapido disse...

Nossa! Perfeito! Essa semana mesmo postei um comentário sobre isso. Acho que a única forma de dar uma lição nesse pessoal é, no momento da assinatura, ou renegociação, pedirmos pra trocar esse pacote por outro. Infelizmente o History virou um lixo. Vamos fazer uma campanha? Eu quero ver documentário sobre história!

Hugo disse...

Tem gente reclamando em 2008. imagina como deve estar hoje. É de doer o coração. Pra mim hoje é um dos piores canais da tv paga. O pior é que não foi só com o history essa vergonha de programação.Junto veio o discovery, national,A&E,animal planet. Estou pensando seriamente em retirar a tv paga de casa e voltar pra parabólica. Tem sido mais fácil eu assitir o que gosto e quero pela internet. É muita porcaria reunida em um só lugar. Ah... fora a quantidade de propagandas que hoje tem. Brincadeira isso,pagamos tv para assistir lixo.

Unknown disse...

Dizer o que mais. É triste ver um canal tão estimado,virar um lixo.
Simplesmente lamentável.

Anônimo disse...

Concordo com vc Hugo,melhor mesmo é pegar essa grana e investir em uma internet melhor pra poder ver uma programação boa saindo desse lixo que hoje estamos pagando. Não existem mais os canais de documentário e sim canais que uma hora ou outra passam algum documentário pq o restante acaba mesmo sendo porcaria sobre porcaria. Estava esquecendo das propagandas e infocomercial. Brasil é mesmo um país sem investimento em cultura e assim tbm está a nossa educação. Ah se eu tivesse grana suficiente,já tinha abandonado esse barco pois estou cansado demais de ser tão roubado.
É João,sei que se passaram anos de sua reclamação,imagino sua indignação hoje.
Por mim pode tirar da grade de canais pois não tem mais nada interessante pra ver ou educar. LIXO CHANNEL como foi citado acima. Podem dar a descarga por favor?!?!

Pedro disse...

Ta feia a coisa só, odeio aquele dos lenhadores, e os et das 6 da manha ate 5 da tarde falando de alíenigena ai ninguem aguenta, prefiro ver gnt desse jeito, as vezes ate confundo com o H2, mas tem que pagar outro plano pra ver ta dificil

Unknown disse...

Hoje em dia o History virou só alienígenas e Trato Feito. Trato feito, Trato feito Lousiana, Texas, Istambul, Timor Leste. Mas o pior ainda está por vir. Trato Feito: Alienígenas.

Maurício disse...

A grande verdade é que todos os canais por assinatura estão assim. Canais de documentário sem documentário e quando tem, o que está sendo cada vez mais raro são repetidos,canais de filmes repetidos sempre. Quem é que cuida disso?! Está sendo um desrespeito com a população brasileira pois querem vender assinatura e nem ao menos tem alguma programação para oferecer. Estamos sendo feitos de otários e servindo para encher o bolso dos empresários. É hora de investir na internet e sair desse monopólio. O youtube hoje e outros sites exibem filmes e documentários online sem pagar e assim ficamos livres e menos bitolados de informação. É muita asneira pra ver pagando.
Em busca do pé grande,monstros,aliens,trato feito,programas diversos sobre carros,leilão e assim vai. Creio que alguém precise regulamentar esses canais e separar o joio do trigo. História é história, animal é animal,filme é filme e vai por aí.
Como sempre no Brasil nos roubam de todos os lados.

netuno disse...

HAHAHAHA MORRI!
Sensacional!


netuno disse...

HAHAHAHA MORRI!
Sensacional!


Antônio disse...

H2, discovery science e civilization indo pro mesmo caminho. Cada vez pior o que se passa,querem deixar os brasileiros bitolados e desinformados. O povo merece o que tem afinal somos nós que colocamos esse bando de ladrão na política.

Anônimo disse...

kkkk esse texto ficou demais...até hoje não entendi o que aconteceu, eu via direto. Não é possível que alguém fica vendo a porcaria de trato feito o dia inteiro...o Discovery Civilization tem uma coisinha ou outra

Unknown disse...

Consegui me livrar desse assalto pago por tanta porcaria. Reprise em cima de reprise. No início foi difícil, porém com o tempo me adaptei. Hoje em dia estou usando somente a internet para assistir o que quero,como temos hoje o sinal digital não ficamos tão na mão, mesmo sabendo que canais abertos só passam porcaria em cima de pocaria. Torço para que as operadoras de tv apodreçam com essa grade ridícula de canais. Para assistir o que passa hoje só mesmo sendo uma ameba.