quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O verdadeiro problema do Rio?

Hoje eu estava voltando do trabalho pra casa. Peguei o ônibus ali na estação de Bangu e qual não é o meu espanto quando eu vejo que a cobradora está fumando. Mais à frente tenho a infelicidade de ver um ônibus vindo na direção contrária onde o motorista tinha um ponto luminoso vermelho no meio da boca ¬¬.

Esses dias estava andando na rua, no horário de almoço com alguns colegas de trabalho. Um deles, um rapaz jovem, super bem informado, daqueles de saber as notícias 3 minutos após elas terem sidos lançadas no portal mais obscuro da internet, ótimos conhecimentos de informática, lucidez perfeita, raciocínio lógico rápido e etc, etc, e tal... pegou o papel de bala e jogou no chão! Assim como mais trinta mil pessoas que fazem isso todos os dias em todos os lugares do Rio.

De vez em sempre dá pra gente flagrar alguém "mijando" num canto qualquer em plena luz do dia. Não é à toa que o centro do Rio possui um cheiro todo característico (que por sinal, não é só de xixi).

É incrível a falta de EDUCAÇÃO de grande parte da população que vive no Rio. E através do que eu acabei de dizer ali em cima, não é um problema só das classes menos privilegiadas. Infelizmente, entra todo mundo aí no bolo.

O morador do Rio não tem educação e joga muito lixo no chão. Existem locais horrivelmente sujos e o Rio se torna uma cidade mais suja. O morador do Rio não sabe se cuidar direito e torna-se mais propenso a doenças. Os hospitais já não são bons (nada bons) mas com o número absurdo de doentes, o quadro piora. Os motoristas do Rio não tem educação. É um cortando o outro e fazendo as coisas mais horríveis no transito (quem já andou de ônibus aqui sabe do que eu estou falando), e por consequência, o tráfego no Rio é horrível, mas não era pra ser. Acaba que todo problema chato e ridículo do Rio cai nas costas da falta de educação da população, seja ela pobre ou rica. As pessoas continuam jogando papel no chão, fumando onde não deve, mijando fora de um banheiro... Às vezes é desesperador pensar numa solução pra isso tudo.

A gente devia poder confiar nos governantes, mas eu não consigo pensar que eles vão realmente dar um jeito nisso. A educação no Rio está sucateada, bem como a maioria das frentes de trabalho por aqui. O Rio está abandonado...

P.S.: Eu sei que este é o problema da maioria dos locais no Brasil. Este texto poderia ser muito melhor, mas não estou inspirado hoje e só queria desabafar.

π

Nenhum comentário: