segunda-feira, 7 de julho de 2008

Parágrafo no qual eu explico minha completa descrença num futuro melhor

Trata-se de algo tão óbvio, mas tão óbvio, que pretendo falar apenas uma vez. Pouco ou nada presta nessa história de leis mais exigentes e penas mais severas se temos uma polícia tão chinfrim como a nossa. Não me entendam mal: eu mesmo gostaria que algumas de nossas leis não fossem tão frouxas. Mas é que nossos policiais (com a nobre exceção do Capitão Nascimento) são os primeiros — notem bem: os primeiros, e todos sabem disso —, a se interessar pelo não cumprimento do que quer que seja. Leis com punições mais duras lhes rendem apenas subornos maiores. E mais nada. A nova lei de trânsito, por exemplo. Com o temporário rigor com que estão exigindo o cumprimento da “lei seca” — precisam mostrar a sua eficácia, e fazem isso exibindo números, que só idiotas levam em conta —, a antiga lei bastava. A diferença está apenas na necessidade de mostrar o serviço que em geral eles não mostram. Algo semelhante (guardada as devidas proporções) ao que acontece com a educação. De que adiantam projetos e mais projetos pedagógicos sofisticadíssimos se nossos professores são, em primeiro lugar, uns desqualificados — eles mesmos pouco entendem do que precisam ensinar às crianças — e, depois, uns completos desinteressados? De que adiantam? Digo isso apenas porque acordei com a certeza de que fazemos, todos, parte de um grande circo. Mas não dêem atenção ao que escrevo. Sejam felizes e tenham um bom dia.

7 comentários:

Igor disse...

Rapaz, não é que eu estava dizendo isso mesmo no almoço?

Unknown disse...

Eu ia escrever algo relevante, mas ao invés disto expressarei apenas meu contentamento desmedido com o fato de que você usou o label "política idiota". Acho impossível discutir política, de qualquer país, estado, ou cidade, sem este modificador, um lembrete de que toda a nossa situação é absurda, e qualquer ilhota de racionalidade está condenada a afundar, mais cedo ou mais tarde, neste mar do ridículo institucionalizado.

Anônimo disse...

Cacildas! Ontem eu também falei sobre isso no almoço...

Unknown disse...

Agora suspeito que vocês todos almoçaram juntos.

Igor disse...

Infelizmente não almocei com a sara, mas com um colega careca e de calças jeans. brrrr.

Anônimo disse...

Igor, creio que seria pior se ele estivesse sem o jeans, não? Hahahahaha!

Igor disse...

Aí eu teria almoçado sozinho, o que não seria de todo mau.